Os ovos de andorinha que a Makemake entrega aos clientes
Makemake é o Deus Criador e a Divindade da Fertilização do povo Rapa Nui, da Ilha de Páscoa. Ele é associado à competição do Homem Pássaro. Nesta competição anual, os homens se jogavam ao mar e nadavam de uma ilhota para outra. O primeiro guerreiro a retornar ao acampamento, com um ovo intacto da andorinha-do-mar, vencia a competição e se tornava o Homem-Pássaro, o líder, daquele ciclo.
A Makemake, pela mão em sua logomarca, entrega “ovos de andorinha” aos clientes para que eles se destaquem dos concorrentes e se tornem líderes.
Nossa contribuição para os debates sobre reputação no Brasil
Makemakers, Tati Maia Lins!
Fundadora da Makemake e editora da Revista da Reputação, Tatiana Maia Lins é uma das pioneiras em consultoria especializada em reputação corporativa moderna no Brasil, com relevante produção de artigos sobre Reputação Corporativa e participação em eventos, seminários e podcasts.
A fundação da Makemake em 2011 coincide com a sua primeira participação como speaker em uma conferência internacional sobre reputação e competitividade nos Estados Unidos. Além desta, Tatiana também participou como speaker em conferência na Itália, em 2012, e como speaker ou moderadora em diversos congressos e seminários no Brasil e de um podcast de Portugal.
Professora de Gerenciamento de Reputação, ministrou curso livre pela Abracom, em Recife, em 2014, e cursos de extensão pela FACHA, no Rio de Janeiro, entre 2014 e 2017. Desde 2020, é professora da disciplina de Relações com o Mercado e com Investidores do Master em Comunicação Organizacional Transmídia pela ESPM – SP e, desde 2022, é professora de Gestão da Reputação na Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje.
Master of Arts em Jornalismo Internacional pela University of Westminster, em Londres, tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ, Pós-Graduação em Comunicação Integrada pela ESPM-RJ e certificado de curso no IBGC sobre Como levar a pauta ESG para Conselhos de Administração.
Foi eleita Vice Coordenadora nos seguintes Comitês Temáticos na Aberje: Comunicação, Integridade e Compliance (2020), Comunicação e Estratégia ESG (2021) e Comunicação e Engajamento ESG (2022), sendo também jurada do Prêmio Aberje de Comunicação (desde 2018) e colunista do site da entidade (desde 2012).
É autora da versão 2020 do Guia de Comunicação e Sustentabilidade do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS e do Caderno sobre Comunicação ESG & Investidores, também do CEBDS, que tem previsão de publicação no segundo semestre de 2023.
Foi apontada pela Plataforma Liderança com Valores como Liderança Inspiradora em Sustentabilidade nos anos 2018 e 2019 e, em março de 2023, foi retratada pela iniciativa Women to Watch Brasil como uma entre três lideranças ESG moldando o futuro dos negócios.
Parceiros
Eduardo Murad
Consultor Associado / RJ
Eduardo Murad é doutor em Comunicação pela (ECA/USP) e professor na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Consultor associado à Makemake e parceiro de treinamentos corporativos pela Orgânica.
Markka
Pesquisa de Mercado
Liderada por Karine Karam (foto), a empresa de pesquisa Markka é parceira da Makemake para pesquisas em âmbito nacional.
Maurício Pontes
Gestão de Riscos
Maurício Pontes e seus parceiros da C5i compõem a equipe da Makemake em projetos de Gestão de Riscos.
Ideia Sustentável
Sustentabilidade e ESG
Liderada por Ricardo Voltolini (foto), a Ideia Sustentável é parceira da Makemake para projetos que englobem Estratégia ESG.
The RepTrak Company
Mensuração de Reputação
A Makemake é parceira de referência da empresa líder global em mensuração de reputação.
Virta
Assessoria de Imprensa
A Virta é parceira da Makemake em projetos que envolvam análise de mídia, relacionamento com a mídia e mídia paga.