Reputação e Valor Compartilhado é lançado em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e BH
O livro Reputação e Valor Compartilhado – Conversas com CEOs das empresas líderes em ESG, das autoras Tatiana Maia Lins e Elisa Prado, foi lançado na noite de 01 de setembro de 2022 na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, reunindo cerca de 150 pessoas.
Na noite de 13 de outubro de 2022 foi a vez do lançamento carioca, na Livraria da Travessa de Ipanema. Já Recife sediou o lançamento do livro Reputação e Valor Compartilhado – Conversas com CEOs das empresas líderes em ESG na tarde de 12 de novembro de 2022, na Livraria Jaqueira do Paço Alfândega. Na manhã de 10 de fevereiro, as autoras participaram de um bate-papo com Marcus Dias e Nathália Porto, da The RepTrak Company, durante o lançamento do livro na Casa Elza, em Belo Horizonte.
O livro foi lançado pela Editora Aberje e sua versão impressa pode ser comprada aqui.
Já a versão em E-BOOK pode ser comprada na Amazon clicando aqui.
Neste livro, as especialistas de comunicação corporativa Tatiana Maia Lins e Elisa Prado realizam uma série de entrevistas com CEOs das empresas de melhor reputação no Brasil em cada área, uma contribuição para as lideranças corporativas no Brasil e na América Latina.
Para compor o quadro de entrevistados, foram escolhidos os CEOs das empresas líderes de reputação nos Rankings Merco – As Empresas Mais Responsáveis ESG no Brasil, divulgados em 2021 e 2022. Foram entrevistados, no total, 12 CEOs, além de Luiza Helena Trajano, por ser a executiva de melhor reputação no país de acordo com o Ranking Merco. São eles: Marcelo Oromendia (3M); Roberto Funari (Alpargatas), Jean Jereissati (Ambev); Malu Nachreiner (Bayer); Gustavo Werneck (Gerdau); Fábio Coelho (Google); Milton Maluhy Filho (Itaú Unibanco); João Paulo Ferreira (Natura); Marta Díez (Pfizer); Walter Schalka (Suzano); Rafael Chang (Toyota); e Christian Gebara (Vivo).
“Queríamos entender o nível de consciência dos CEOs de diversos setores da economia sobre as vantagens competitivas trazidas pela reputação para atrair talentos, consumidores e investidores”, destacam as autoras.
Além disso, as especialistas em comunicação corporativa também buscaram entender como estes CEOs enxergavam e se posicionavam dentro da agenda ESG, que não é nova, mas vem promovendo uma mudança de mindset de investimento e consumo, exigindo posturas mais éticas e com visão sistêmica para a geração de valor compartilhado com todos os stakeholders.
“Dialogar, escutar e engajar são verbos cruciais para uma efetiva comunicação entre os públicos e as empresas. Os CEOs ouvidos neste livro estão conscientes desta missão e se colocam cada vez mais disponíveis para construir pontes e engajar os stakeholders para compartilhar valor com a sociedade, pois sabem que entregar produtos e serviços de qualidade é o básico, o mínimo que as empresas precisam fazer. Consumidores buscam mais que isso (e cada vez mais). Querem se relacionar com instituições éticas e que se posicionem como protagonistas na resolução de problemas sociais e ambientais. Sabem que o sucesso depende do valor compartilhado com a sociedade e o planeta”, ressalta a autora Elisa Prado.
Já Tatiana Maia Lins, consultora em Reputação Corporativa e fundadora da Makemake, acentua que, antes da pandemia, a reputação de uma instituição era formada pela qualidade de seus produtos e serviços, por sua atuação ética, pelo ambiente interno de trabalho, pelo cuidado com o meio ambiente e por suas ações sociais, muitas vezes pontuais. “Nos últimos meses, o componente da geração de valor compartilhado com todos os stakeholders ganhou ainda mais força nesta equação e já é uma realidade na agenda de CEOs, gerando profundas transformações culturais nas empresas”, explica. “Reputação e Valor Compartilhado hoje fazem parte da agenda dos CEOs das maiores empresas do Brasil e do mundo. O Capitalismo de Stakeholders veio para ficar e quanto mais rápido for adotado, maior serão as chances de sucesso da instituição.”
“Este livro nos brinda com o compartilhamento de suas visões geracionais e de vivências bem diferentes, o que faz desta obra um fator de renovação para as nossas lideranças brasileiras”, assina Ingo Plöger, presidente do Conselho Empresarial da América Latina (CEAL), no prefácio do livro. “Como líderes muito ainda teremos que fazer para poder desenvolver em nós mesmos e nas nossas equipes a responsabilidade da reputação nestes tempos de total visibilidade. As lideranças aqui entrevistadas mostraram seu compromisso com essa evolução e a trajetória que teremos pela frente. Penso que os próprios entrevistados, lideranças de grande visibilidade, após as entrevistas e lendo o que seus colegas testemunharam, também aprenderão um pouco mais. Certamente é esse o propósito da Tatiana e da Elisa, o de transformarem permanentemente as lideranças pelo seu bem maior”, escreve Plöger.
Veja as fotos no lançamento em São Paulo, dia 01/09/2022 na Livraria Cultura do Conjunto Nacional