Vetor esquerda
Vetor direita

4 perguntas sobre Economia Circular para Andrea Pampanelli

Por Tatiana Maia Lins para a edição 14 da Revista da Reputação, Maio 2023.

Andrea Pampanelli é Especialista em Sustentabilidade, Conselheira de Administração e Consultora ESG pela The Green Factory. Autora do livro “The Green Factory ” publicado nos Estados Unidos, Coordenadora Regional do IBGC-RS e integrante da comissão na Sustentabilidade do IBGC Nacional, ela lidera os programas de Sustentabilidade, Economia Circular e Transição Verde da universidade de Cambridge/UK no Brasil e é professora no PPGE3M da UFRGS.

Tatiana Maia Lins conversou com Andrea para esta entrevista sobre Economia Circular para que com a sua experiência de mais de 20 anos de atuação executiva no Grupo GKN, como Diretora Global de Sustentabilidade e Meio Ambiente, responsável por 160 fábricas em 30 países, Andrea pudesse resumir este conceito tão necessário em 4 perguntas básicas.

1) O que é Economia Circular e por que ela importa?

Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. A ideia da economia circular anda de mãos dadas com o conceito de logística reversa. A Economia Circular está prioritariamente focada na abordagem Cradle to Cradle, ou seja, os resíduos são introduzidos novamente como “nutrientes” e, segundo este método, é possível que a natureza, economia e sociedade convivam em harmonia através do reuso, remanufatura, updating, remontagem, reciclagem, eliminação de resíduos para aterro.

Seus princípios fundamentais são:

(1) Eliminar resíduos e poluição desde o princípio;
(2) Manter produtos e materiais em uso;
(3) Regenerar sistemas naturais;

Ela é importante porque ela reverte a equação do EXTRAIR – PRODUZIR – DESCARTAR, desacoplando o crescimento das empresas do consumo de recursos, diminuindo a pressão sob o capital natural, sendo uma grande ferramenta para um mundo mais sustentável.

Em vez de EXTRAIR – PRODUZIR – DESCARTAR, a Economia Circular adota a abordagem em que usamos os recursos, mas os desenvolvemos por meio da aplicação de alternativas inteligentes para reaproveitá-los. REPENSAR, REUSAR, REDUZIR, RECICLAR e sobretudo, ZERAR RESÍDUOS PARA ATERRO constituem o primeiro passo para ser CIRCULAR. Até porque a grande maioria dos materiais descartados para aterro são 100% de recicláveis.

2) Como as empresas podem aplicar o conceito de Economia Circular?

As empresas estão aplicando os conceitos de circularidade quando elas planejam os seus sistemas de produção de forma a ter o mínimo desperdício, a eliminação de resíduos para aterro, a separação e reutilização máxima das correntes de materiais, com a aplicação de energia e materiais de fontes renováveis e resilientes, quando aplicam estratégias de logística reversa, de digitalização, quando substituem produtos por serviços e sobretudo, quando compreendem o caráter sistêmico da sua existência em relação ao todo.

3) E em nossas vidas privadas? Como podemos aplicar a Economia Circular?
Da mesma forma, como as empresas, quando compreendemos que somos sistemicamente dependentes do meio e parte de algo maior. Aqui vale desde a aplicação e separação de materiais em casa, até o entendimento que muitas vezes é mais inteligente acessarmos um serviço (como o Uber, Airbnb) do que possuirmos um bem porque dessa forma estamos diminuindo a posse, dividindo um recurso com outras pessoas e assim diminuindo a pressão sob o capital natural.

4) Você teria sugestões de autores para quem quiser se aprofundar no tema, levando em consideração que o nosso público é majoritariamente corporativo?

Tenho várias sugestões, mas algumas referencias importantes são as seguintes:

https://ellenmacarthurfoundation.org

E o livro Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa, da Catherine Weetman.

* Tatiana Maia Lins é consultora em Reputação Corporativa, fundadora da Makemake – A Casa da Reputação e editora da Revista da Reputação. Autora do livro Reputação e Valor Compartilhado – Conversas com CEOs das empresas líderes em ESG.