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Você sabe a diferença entre imagem e reputação?

Muita gente confunde os termos imagem e reputação e os usa como sinônimos. Mas, na verdade, são conceitos diferentes. Imagem é algo momentâneo, pontual e individual. Reputação é a percepção coletiva que os stakeholders têm das imagens que uma empresa transmite ao longo do tempo, como em um somatório de imagens.

Quando uma pessoa tem uma experiência com uma marca, por exemplo, quando ela vai a uma loja comprar um presente, a percepção que a pessoa tem sobre esta experiência, seja positiva ou negativa, é chamada de imagem. Uma imagem negativa não necessariamente se traduz em uma má reputação.

A reputação, por sua vez, é o resultado do somatório de imagens, ao longo do tempo, que os stakeholders, em coletivo, têm em relação àquela loja. É a “bagagem que uma marca carrega pela vida”, exemplifica Tatiana Maia Lins, diretora da Makemake Comunicação.

As percepções que as pessoas têm acerca de uma marca variam de acordo com o interesse de cada grupo e o papel que é desempenhado. Uma empresa pode ser bem vista pelos acionistas e mal vista pelos funcionários. Portanto, é de suma importância monitorar amplamente as expectativas dos principais stakeholders.

A percepção positiva acontece quando as expectativas que as pessoas têm são validadas ou superadas em suas interações com a marca.

Se você quiser saber mais sobre Reputação Corporativa, o ebook “O que é Reputação Corporativa“, escrito por Tatiana Maia Lins em abril de 2015, traz a diferença entre Imagem e Reputação, explica quem precisa de boa reputação e dá dicas de como gerenciá-la. Veja o e-book no link abaixo.

E-book O que é Reputação Corporativa 2015