As origens do Dia Internacional do Consumidor
15 de março, Dia Internacional do Consumidor
Você sabe por que é comemorado o Dia Internacional do Consumidor no dia 15 de março? Porque no dia 15 de março de 1962, o então presidente americano John Kennedy enviou uma mensagem ao Congresso que falava da necessidade de proteção dos interesses e direitos dos consumidores.
Na mensagem, foram estabelecidos quatro pontos básicos de garantia aos consumidores: o do direito à segurança ou proteção contra a comercialização de produtos perigosos à saúde e à vida; o do direito à informação, incluindo os aspectos gerais da propaganda e o da obrigatoriedade do fornecimento de informações sobre os produtos e sua utilização; o do direito à opção, no combate aos monopólios e oligopólios e na defesa da concorrência e da competitividade como fatores favoráveis ao consumidor; e o do direito a ser ouvido na elaboração das políticas públicas que sejam de seu interesse.
Apesar de esta mensagem já ter mais de 50 anos, ainda há empresas que não respeitam os mais básicos direitos do consumidor em relação à informação clara e precisa e a ter acesso a produtos que não causem riscos. O Código de Defesa do Consumidor Brasileiro, atualmente com 25 anos, é um dos mais avançados do mundo. Ele entrou em vigor no dia 11 de março de 1991. Por esta razão, muitas pessoas se referem à semana que compreende os dias 11 e 15 de março como a “Semana do Consumidor”.
Nos dias atuais, e cada vez mais, é inegável o poder dos consumidores sobre as decisões corporativas estratégicas. E o desrespeito ao consumidor gera problemas de grande abrangência cotidianamente para as empresas de todos os portes.
A sua empresa respeita o consumidor? Ela está em conformidade com o que a legislação exige em termos de informação? Tem funcionários treinados para solucionar problemas de consumo de modo a minimizar impactos para a sua reputação? Se para alguma dessas perguntas você não tem certeza da resposta, nós podemos trazer a solução.