Baixe o Guia CEBDS de Comunicação e Sustentabilidade
Já está no ar e disponível para download a edição atualizada do Guia CEBDS de Comunicação e Sustentabilidade.
O Guia está estruturado em três pilares: a Comunicação da Sustentabilidade, a Comunicação para a Sustentabilidade e a Sustentabilidade da Comunicação. A Comunicação da Sustentabilidade é aquela que dá notoriedade às ações e práticas sustentáveis que a empresa desenvolve. Quando a sustentabilidade faz parte da cultura da empresa, ela é considerada na tomada de decisões e comunicada além das peças tradicionais de reporte de sustentabilidade.
Já a Comunicação para Sustentabilidade ajuda a transformar modelos, colaborando para o desenvolvimento sustentável. Ambas precisam ser sustentáveis sob o risco de não serem críveis. E a Sustentabilidade da Comunicação se dá por meio de processos de comunicação e de gestão transparentes, éticos e baseados em informações facilmente comprováveis.
Processo colaborativo e plural
Resultado de um processo colaborativo e plural, capitaneado pela Makemake e pela Approach, empresas envolvidas na produção do Guia, sob coordenação do CEBDS, a publicação ouviu mais de 150 profissionais, entre consultores, jornalistas, professores e profissionais especialistas em sustentabilidade e comunicação corporativa.
A segunda edição do Guia de Comunicação e Sustentabilidade atualiza a primeira, lançada 2009, quando ainda não estavam definidos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU em 2015, e o Acordo de Paris.
O Guia de Comunicação e Sustentabilidade foi editado por Tatiana Maia Lins (Makemake), responsável pelo conceito criativo de “Todas as Cores da Sustentabilidade” base do guia, com co-edição de Marcelo Vieira (Approach) e tem patrocínio da Toyota, BRK Ambiental, CBA, Diversa, Ecolab, Heineken, Michelin e Eletrobras, e apoio da Aberje, Agência Lupa, Projeto Colabora e WayCarbon.