Conceitos e estratégias para construir reputação
O I’Max conversou com Tatiana Maia Lins, fundadora da Makemake, editora da Revista da Reputação e professora de Comunicação com o Mercado e Investidores na ESPM-SP sobre conceitos e estratégias para construir reputação.
A conversa gerou um conteúdo no blog do I’MAX – Gestão da reputação: conceitos e dicas para prevenir crises assinado por Cristine Gentil.
A seguir, 3 dicas deste conteúdo:
3 passos para a construção de reputação
1. Saber como a organização deseja ser vista pelos seus públicos
“Nem sempre a empresa sabe qual a imagem que deseja passar. Alinhar esses conceitos é fundamental”, diz.
2. Identificar, pesquisar e escutar os seus públicos
Quem são os públicos, onde estão, o que falam, como se relacionam. É preciso identificar os principais grupos, como: fornecedores, consumidores, formadores de opinião, imprensa. “É preciso ter uma escuta em profundidade. Olhar a narrativa dos grupos nas redes e na mídia, fazer pesquisas”, sugere.
3. Amadurecer a questão da governança
“Reputação é gestão empresarial. Depois de 10 anos trabalhando com isso, ainda preciso explicar que reputação não é marketing, não é assessoria de imprensa, não é vender pauta, nem é gestão de crise. Não é discurso vazio”, alerta Tatiana.
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