Criado o Comitê Interdisciplinar Diálogos Sociais
O Comitê Interdisciplinar Diálogos Sociais teve a sua reunião inaugural nesta terça-feira 22 de novembro, no Rio de Janeiro. A reunião contou com a presença de nomes de peso no estudo e na prática da Responsabilidade Social Corporativa como, entre outros, os professores Patrícia Almeida Ashley, Eduardo Rodrigues Gomes, Ana Maria Kirshner, Cláudia Jenon e Cid Alledi.
O grupo se reuniu a convite da sócia do escritório de advocacia Martinelli Fabiane Turisco, do coordenador de RSC da ABRH Luiz Fernando Rodrigues, do Secretário Executivo e membro fundador do CIEDS Vandré Brilhante e da sócia-fundadora da Makemake Tatiana Maia Lins. A ideia é que o comitê interdisciplinar dialogue, de modo independente, a respeito de pontos sensíveis para a compreensão do terceiro setor. Alguns dos temas propostos para análise são:
- Qual o papel do terceiro setor no Brasil?
- Qual o peso do terceiro setor na nossa economia?
- O que é uma ong séria?
- Precisamos de ongs fazendo o que os outros setores da economia não fazem?
- Como desenvolver o país de modo sustentável?
- Como identificar entidades honestas no terceiro setor?
- Quem se beneficia dos repasses de verbas públicas?
- Por que há tão pouco uso de incentivos fiscais?
O comitê pretende realizar uma série de encontros ao longo de 2012. O primeiro evento está previsto para o dia 06 de março, com o tema: “Qual o papel de cada ator social na nossa economia? Eles estão sendo cumpridos?”.
Os participantes saíram do encontro todos muito animados e pretendem lançar um blog com as discussões. Para o grupo, o comitê foi criado em um momento super oportuno. É preciso discutir a realidade que vivemos. “O escândalo de Marcos Valério não ficou conhecido como o escândalo das agências de publicidade, mas há a CPI das ongs. Por que isso acontece?”, refletiu Cláudia Jenon.
Informações para a imprensa:
Tatiana Maia Lins – 21 81352023.