Makemake no 9º Congresso de Comunicação Empresarial Aberje Rio
Com a proposta de analisar tendências e apresentar casos bem sucedidos de grandes empresas sobre o valor da comunicação para os negócios, foi realizado, no dia 21 de outubro, no Windsor Guanabara, o 9º Congresso de Comunicação Empresarial Aberje Rio de Janeiro.
A Makemake marcou presença no evento, com a palestra “Como usar a reputação da empresa para vencer em tempos de crise”, ministrada por nossa fundadora Tatiana Maia Lins. Focando sua apresentação na necessidade de as empresas apostarem em seus diferenciais e valores para conseguirem diferenciação da concorrência, Tatiana defendeu que é possível fazer da reputação uma vantagem competitiva, cabendo também aos comunicadores o papel de protagonistas no processo de posicionamento das marcas.
CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO À APRESENTAÇÃO DE SLIDES
A palestra da Tatiana fez parte do painel que buscou debater estratégias de mensuração e comunicação para gerar resultados positivos em cenários instáveis, junto com a diretora-presidente da Ideafix Estudos Institucionais, Suzel Figueiredo. O mediador foi Virginio Sanches, jornalista e diretor da Plano B Comunicação Empresarial.
Outros profissionais de diferentes áreas de atuação contribuíram para o debate sobre as tendências da comunicação empresarial. Como o consultor e professor especialista no diagnóstico estratégico de ativos intangíveis organizacionais, Marco Tulio Zanini, que falou sobre “Valores e Qualidade do Vínculo nas Organizações” na palestra magna que contou com a mediação do diretor da Aberje-Rio e diretor de comunicação da Vale, Paulo Henrique Soares.
Do painel sobre a comunicação interna e a valorização do potencial humano para os negócios participaram o diretor de comunicação corporativa da Nissan do Brasil, João Veloso e Fernanda Menegotto, co-fundadora e Diretora-Executiva da Vbrand/ Grupo In Pres. Bruno Borges, coordenador de canais de comunicação interna Petrobras, foi o mediador deste bloco.
Para falar sobre a força que o Storytelling vem ganhando nas ações de comunicação, por causa da sua capacidade de gerar afinidade e afetividade, foi convidado Rodrigo Cogo, responsável pela área de Inteligência de Mercado da Aberje. Como mediadora, Angela Giacobbe, gerente de comunicação e sustentabilidade do grupo Wilson Sons.
Claudio Pinharez, analista de dados sociais da IBM Research – Brasil, e a gerente geral de relacionamento com a imprensa e mídias digitais da Vale, Mônica Ferreira, foram os responsáveis por falar sobre Pesquisas e inovações em comunicação digital. Eles mostraram o papel do comunicador na hora de utilizar as técnicas e ferramentas digitais para estabelecer um relacionamento diferenciado e efetivo das organizações com seus públicos.
A participação de Tatiana Maia Lins no 9º Congresso de Comunicação Empresarial Aberje Rio de Janeiro foi destaque nos seguintes veículos:
A Makemake agradece a divulgação.