MEMÓRIA E REPUTAÇÃO (OU CONTEMOS NOSSAS HISTÓRIAS)
“Há tempos gostaria de escrever sobre memória e reputação. Mas sempre esquecia este tema quando recebia o pedido de novo artigo para a coluna. Brincadeiras deixadas de lado, gostaria de ressaltar a importância dos projetos de memória feitos pelas empresas para o fortalecimento da Reputação.
Ao resgatar suas origens, as empresas se apropriam de valores e de causos que fizeram com que a empresa ocupasse a posição que atualmente ocupa no coração e na mente das pessoas.
Ao contar sua história, a empresa fortalece internamente o senso de pertencimento e de reconhecimento do valor de sua força de trabalho, pois toda empresa é feita de pessoas, e são elas as responsáveis pelas ações de sucesso.
Ao contar a sua história, a empresa amplia o cabedal de conhecimento e a resiliência das novas gerações, ao mostrar como problemas foram superados ou como se deu a inovação.
Ao contar a sua história, a empresa reforça a sua identidade corporativa.
Ao contar a sua história, a empresa atrai novos olhares, novos públicos e até novos investidores. Ninguém investe onde não conhece.
Ao contar a sua história, a empresa molda o presente e projeta o futuro. O passado é a base para as expectativas pelo porvir.
Ao contar a sua história, a empresa faz parte da História.
Contemos nossas histórias!
PS: Algumas dicas para começar um bom projeto de memória:
Converse com os funcionários mais antigos, eles são ótimas fontes e podem dar ótimas ideias.
Invista em projetos no estilo “linha do tempo”, eles ajudam a dar sequência e cadência aos fatos que serão narrados.
Não exclua os momentos difíceis. Toda empresa passa por altos e baixos.
Aposte em recursos audiovisuais. Mexa com as emoções e brinque com os sentidos das pessoas.”
Artigo originalmente publicado pelo site da Aberje, em 25/05/2015.