MITOS E VERDADES SOBRE REPUTAÇÃO CORPORATIVA
O gerenciamento de reputação corporativa é uma área que está ganhando mais espaço no Brasil. Os executivos já entenderam que ter uma boa reputação é um pré-requisito para que qualquer empresa opere, pois sem reputação não há clientes, não há licença social para que a empresa exista.
Porém, ainda restam muitas dúvidas sobre como o gerenciamento de reputação ocorre na prática. Vamos, então, elucidar algumas questões.
Reputação depende somente de comunicação?
MITO! Um dos grandes mitos em relação ao gerenciamento de reputação é achar que a reputação de uma empresa depende apenas de ações de comunicação. Comunicação é importante, sem dúvida, mas a reputação de uma empresa depende não apenas da qualidade de informações que as pessoas têm sobre ela. Reputação se constrói ao longo do tempo, entregando o que é prometido em termos de qualidade e agindo de maneira ética e responsável com todos os stakeholders. Reputação depende de comunicação e, sobretudo, de boa gestão. Então, não se deixe levar por quem promete cuidar da sua reputação somente com ações de comunicação. Isso é apenas uma parte do trabalho.
Reputação é preocupação somente para empresas de grande porte?
MITO! Da padaria da esquina à multinacional listada na bolsa de valores, a boa reputação importa e a sua construção deve ser levada em consideração pelos gestores. Afinal, ninguém em sã consciência vai comprar pão da padaria com fama de suja ou vai voltar a uma loja em que não foi bem atendido, se tiver a opção de comprar em um concorrente com melhores condições. Assim como nas grandes empresas, o gerenciamento da reputação das micro e pequenas empresas se dá fortalecendo o atendimento e o relacionamento com o cliente, apostando em narrativas institucionais para diferenciar a empresa de seus concorrentes e diminuindo as possibilidades de crises de imagem com uma gestão que atenda as demandas sociais. Se você tem uma pequena empresa e quer dicas de como gerenciar a reputação dela, clique aqui e baixe o nosso e-book “Reputação para pequenas empresas”.
Não é possível comprar reputação?
VERDADE! Não há nenhuma fórmula mágica para uma empresa passar a ter boa reputação da noite para o dia. Reputação é construída ao longo do tempo, com as diversas interações que as pessoas vão tendo com as empresas. Algumas ações podem e devem ser pensadas para o curto prazo, mas o resultado para a reputação só será sentido a médio e longo prazo, se houver continuidade da percepção positiva. Fuja de quem promete soluções mágicas para ontem. Lembre-se sempre, reputação é projeto contínuo. E se não é possível comprar reputação, é possível acabar com uma reputação da noite para o dia.
Ter boa reputação é vantajoso financeiramente?
VERDADE! Quem tem boa reputação goza de maior predisposição positiva de entes com os quais interage. Sendo assim, diminuem os custos com contratação de funcionários, com a rotatividade de funcionários e fornecedores, as condições de crédito são mais favoráveis e os lucros são maiores. Em outras palavras, todos os investimentos feitos em gerenciamento de reputação são recompensados pelos ganhos que a empresa conquista a longo prazo, inclusive aumentando o recall de marca e a base de clientes.