Reputação responde por 84% do valor de uma empresa
O Reputation Institute divulgou, no último dia 21 de novembro, um estudo da Ocean Tomo chamado “Intangible Market Value Study”, que estima que, em 2017, 84% do valor de mercado de uma companhia já eram provenientes de fatores ligados à sua reputação.
Isso representa uma mudança significativa na proporção ocupada pelos intangíveis no modo de avaliar o valor de uma empresa. De acordo com o mesmo estudo, em 1975, os intangíveis respondiam por 17% do valor total de uma companhia.
Neste cenário de participação cada vez maior de fatores intangíveis no valor de mercado de uma empresa, o Reputation Institute afirma que são as respostas para as seguintes perguntas que fazem com que os consumidores escolham uma marca em vez de seus concorrentes:
* A empresa é boa para o mundo?
* Ela trata bem os seus empregados
* A empresa se importa com o meio ambiente?
* A empresa compartilha valores de Justiça e Equidade?
* A empresa valoriza a inovação e está sempre em busca de mais eficiência?
* Como a empresa responde quando as coisas não vão bem?
* A empresa cobra preços justos e paga salários justos?