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Agência Juntos e o desafio de mobilizar

Braço da Approach atende causas sociais e companhias que atuam por propósito, desenvolvendo iniciativas de relações comunitárias, investimentos em educação, saúde, meio ambiente, cultura e em direitos civis para a sociedade alcançar melhores níveis de progresso humano, justiça e desenvolvimento sustentável.

A Approach é uma das maiores agências de comunicação do país, prestando serviços de comunicação digital, assessoria de imprensa, planejamento, campanhas etc. Sempre com uma pegada social muito forte, os sócios costumam se engajar, apoiar, divulgar e até participar da gestão de diversas organizações sociais como o Rio de Paz, o Solar Meninos de Luz e a Operação Sorriso, só para citar alguns. Com o aumento da demanda da sociedade para que seus clientes se engajem em causas, a Approach viu uma oportunidade de oferecer serviços ainda mais especializados. E, assim, convidou Marta Porto, que foi sócia da X Brasil, uma das primeiras agências de Comunicação por Causas do Brasil, para lançarem um braço direcionado a trabalhar comunicação por causas e engajamento em projetos de forte impacto social. Assim nasceu a agência Juntos, em junho de 2006.

Sócios da Juntos: Germana Costa Moura, Sérgio Pugliese, Marta Porto e Beth Garcia

Conversamos com Germana Costa Moura e Marta Porto, duas das sócias da Juntos após participarmos da evento inaugural do LabJuntos, que contou com uma inspiradora palestra de Regina Migliori sobre transformações no último dia 19 de abril. O LabJuntos é um laboratório de estudo de tendências, comportamento e discussão de empreendedorismo social que funciona no prédio anexo ao charmoso casarão que abriga o escritório da Approach no Rio de Janeiro.

A Approach já vinha investindo na criação de um time especializado na área socioambiental desde 2008. Com a ajuda da Marta Porto, a Approach selecionou os profissionais seniores com maior afinidade no tema e lançou a Juntos. A equipe é formada por profissionais dos escritórios da Approach no Rio de Janeiro e em São Paulo da área de Planejamento, Conteúdo, Design Thinking e Digital. Como um dos desafios da Juntos é comunicar propósitos e causas acompanhando as mudanças comportamentais da sociedade, a equipe conta, de acordo com a natureza de cada projeto, com a contribuição de antropólogos, filósofos, especialistas em mediação de grupos, de compliance, de publicidade e outros. “Esses profissionais assumem conosco o desafio de antecipar movimentos que em breve se tornarão realidade no cenário cultural e desenvolver plataformas consistentes de comunicação de marca”, afirma Marta.

Se posicionar não é mais escolha, é inerente ao negócio e é exigência da sociedade

A Juntos trabalha para atender as companhias que atuam por propósito, desenvolvem iniciativas de relações comunitárias e acreditam que investir em educação, saúde, meio ambiente, cultura e em direitos civis são estratégias não só para seus negócios, mas para a sociedade alcançar melhores níveis de progresso humano, justiça e desenvolvimento sustentável. Ou aquelas que querem desenvolver um propósito e se engajar em uma causa. “Queremos contribuir para o debate e capacitar os clientes a entrar nesse novo momento em que se posicionar não é mais uma escolha, é inerente aos negócios e uma exigência da sociedade”, afirma Germana.

Para alcançar este objetivo, a Juntos atua em todo o ciclo de comunicação, da estratégia de posicionamento à criação de conteúdo e produção de campanhas, incluindo estratégias de programas, posicionamento, definição de tom de voz, entre outros serviços. O planejamento estratégico direciona os recursos e as ações das organizações para alcançar objetivos sociais comuns, consolidando seu posicionamento.

O relacionamento com a mídia e as campanhas digitais, com o tom certo e adequado para cada momento, também são ferramentas da Juntos. Os serviços incluem ainda treinamento de colaboradores.

Outro diferencial é o serviço de consultoria e laboratórios de tendências, o LABJuntos, que podem ser in company ou na agência, no Rio e em São Paulo, discutindo cenários culturais. O portfólio foi pensado de forma a oferecer uma plataforma para melhor posicionamento, diálogo e expressão das marcas em um ambiente complexo e polifônico sem perder nunca de vista o momento do país, os movimentos sociais, as vozes das ruas e os códigos culturais de cada comunidade.

“Apostamos muito em campanhas de causas e de mobilização, capazes de influenciar um setor, as políticas públicas, ou uma agenda de discussão com stakeholders”, afirmam as sócias.

TrendBook “A comunicação no centro da mudança” será lançado em maio

Durante a conversa, Germana e Marta adiantaram o lançamento do primeiro TrendBook da start-up, intitulado “A comunicação no centro da mudança”. Para ele foram convidados grandes entrevistadores e especialistas no tema para uma conversa profunda sobre reputação, transparência e engajamento com líderes de empresas como Nestlé, Unilever, Itaú e Natura. “Também aprofundamos o olhar sobre a nova mídia e sobre a maneira de se comunicar de empresas e serviços como Vote na Web, Caiena, Think Olga, Amazônia Real, o Calle2, 99jobs, Oficina de Estilo e outros”.

A ideia é que o TrendBook, assim como o LabJuntos e o serviço de consultoria, ajude os clientes da Approach e da Juntos a rever seus posicionamentos e entender como participar desse debate. “A diferença é a interpretação e o engajamento, a capacidade de identificar causas, comportamentos e questões que tenham aderência ao negócio e à marca e que façam sentido na construção de um mundo melhor e uma sociedade mais justa. As empresas já não podem mais ficar de fora desse ciclo, são agentes importantes na sociedade.”