Vetor esquerda
Vetor direita

CEBDS atualiza o Guia de Comunicação e Sustentabilidade

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) iniciou a construção da segunda versão do Guia de Comunicação e Sustentabilidade, que está completando uma década. Previsto para ser lançado até o fim do ano, a nova edição irá muito além da revisão do documento. A publicação mostrará os desafios para comunicação da sustentabilidade e como aperfeiçoar as práticas e instrumentos utilizados.

Planejado para atender às necessidades das empresas, o novo guia também será uma referência para a sociedade em geral. “A primeira edição foi pioneira ao apresentar os caminhos e as ferramentas então disponíveis”, destaca Marina Grossi, presidente do CEBDS. “A nova versão reflete as transformações observadas no mundo da comunicação e avança nos impactos e necessidades de relacionamento com as partes interessadas”, acrescenta.

A elaboração do guia está sendo conduzida pela área de comunicação do CEBDS no âmbito da Câmara Temática de Comunicação e Educação (CTCOM). O projeto – que já conta com o patrocínio das empresas Eletrobras, Heineken, Michelin e Ecolab – está sob a responsabilidade das agências Approach Comunicação e Makemake, que venceram a licitação. O guia tem o apoio da Aberje e restam poucas cotas de patrocínio disponíveis. As empresas interessadas em patrocinar a obra devem procurar a gerência de comunicação do CEBDS.

A nova edição analisará a comunicação sob a ótica dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como a reputação da empresa é afetada por práticas sustentáveis. “O projeto prevê a realização de uma pesquisa para captar qual é o entendimento sobre sustentabilidade na sociedade (onde estamos), qual é a expectativa sobre esse tema (onde queremos chegar) e o que as empresas têm feito para melhorar essa compreensão (alguém já chegou lá?)”, explica Kelly Lima, gerente de comunicação do CEBDS.