Faça o tempo trabalhar a favor da sua reputação
Estar sempre atrasado e não cumprir com as tarefas e compromissos acordados são aspectos que minam a reputação de qualquer pessoa ou empresa. Isso porque reputação e expectativas são fortemente atreladas. Em busca de dicas sobre gerenciamento de tempo, conversamos com Tathiane Deândhela (foto), autora do livro “Faça o tempo trabalhar para você e alcance resultados extraordinários” e CEO do Instituto Deândhela.
Segundo a autora, que é Mestre em liderança pela Universidade de Atlanta, o ditado “quem trabalha muito não tem tempo para ganhar dinheiro” deveria ser reformulado para “quem ocupa inutilmente o seu tempo, tendo trabalho com coisas que não deveria ter, não tem tempo para ganhar dinheiro ou subir na carreira”.
Se você está sentindo que está trabalhando demais e não está saindo do lugar, ela sugere que você se faça algumas perguntas: Quanto tempo tenho dedicado a coisas que geram lucro? Não só lucro financeiro, mas ganhos em todos os sentidos da vida. Quanto tempo eu perco com atividades que nada agregam em minha vida? Quanto tempo eu dedico para fazer trabalho de outras pessoas ou para fazer algo que eu nem deveria fazer? Escolhas inteligentes fazem o tempo render e como consequência alcançaremos resultados extraordinários.
“O grande desafio está em manter o foco em atividades que te levarão em direção aos seus objetivos e trabalhar firme nisso. Isso significa, muitas vezes, abdicar de outras atividades agradáveis para se tornar especialista em uma área específica. Uma pessoa multitarefa e que almeja ser tudo para todos, acaba não sendo nada para ninguém. Daí vem a sensação de estar trabalhando muito sem alcançar resultados significativos em sua vida”, alerta Tathiane.
Para alcançar uma melhor produtividade e ter controle do seu tempo, a autora dá as seguintes dicas:
Aprenda a delegar – Quando queremos fazer pequenas tarefas durante o dia pela ilusão de que ninguém sabe fazer tão bem como nós ou então acreditamos que é mais rápido fazermos do que delegarmos, estamos fadados a carregar a empresa em nossas costas e limitarmos nosso crescimento. Ter uma equipe de alta performance deve ser o foco de todo empresário, por isso o papel de qualquer líder precisa estar centrado em desenvolver pessoas ao invés de fazer o trabalho por elas.
Foque em uma atividade – A dispersão mental é, comprovadamente, um dos maiores inimigos da produtividade. Evite fazer muitas tarefas ao mesmo tempo para poder alcançar a excelência em tudo o que fizer. Você produzirá mais e melhor.
Fuja dos ladrões do tempo – Tudo aquilo que dispersa a sua atenção ou não contribui para o seu desempenho e produtividade é um ladrão do tempo. Você sabia que existem mais de 24 deles? Alguns estão tão “naturalizados” em nossas vidas que nem sequer nos damos conta de que eles são um problema, tais como interrupções e redes sociais.
Por fim, “lembre-se sempre de que o sucesso não está em repetir diariamente o que você já é, mas em se dedicar com afinco e foco no que almeja ser”,sinaliza a coach e especialista em gestão do tempo.