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Memória fortalece reputação

DEPARTAMENTO DE MEMÓRIA DO FLUMINENSE É EXEMPLO DE COMO ENGAJAR STAKEHOLDERS E MANTER ACESA A PAIXÃO

Ao contar sua história, a empresa fortalece o senso de pertencimento e de reconhecimento do valor de sua força de trabalho, pois toda empresa é feita de pessoas, e são elas as responsáveis pelas ações de sucesso. Ao contar a sua história, a empresa amplia o cabedal de conhecimento e a resiliência das novas gerações, ao mostrar como problemas foram superados ou como se deu a inovação. Ao contar a sua história, a empresa reforça a sua identidade corporativa.

Ao contar a sua história, a empresa atrai novos olhares, novos públicos e até novos investidores. Ninguém investe onde não conhece. Ao contar a sua história, a empresa molda o presente e projeta o futuro. Ao contar a sua história, a empresa faz parte da História.

Atualmente, a tecnologia nos permite fazer eficazes projetos de memória corporativa, sem, necessariamente, gastar muito. O Fluminense, por exemplo, é um ótimo exemplo de marca que resgata a sua memória com recursos de seus torcedores. Nos últimos anos, o clube fez livros, festas e até bustos de bronze dos jogadores via crowdfunding.

Se antes ter um museu corporativo era privilégio apenas das marcas globais, hoje toda empresa pode ter o seu museu, ainda que virtual. Os livros, em formato impresso ou digital, continuam materializando a história das empresas em datas comemorativas e reconhecendo os protagonistas de cada história. Somados aos antigos formatos, bombam pelo mercado webséries, games, exposições, eventos, filmes e narrativas nos mais diversos formatos contando as histórias das empresas. Tudo é válido se for bem planejado e bem executado. Pois cada ponto de reforço de memória contribui para solidificar a marca na mente das pessoas.

Para começar um bom projeto de memória, converse com os funcionários mais antigos. Vale, inclusive, procurar quem já se aposentou ou saiu da empresa. As “linha do tempo” ajudam a dar sequência e cadência aos fatos que serão narrados. E não exclua os momentos difíceis. Toda empresa tem altos e baixos.