Edição 11 da Revista da Reputação no ar
Valor compartilhado – da tendência à ação.
O ano de 2020 tem sido um divisório na forma como as instituições se comunicam. Desde o início do ano, estamos vendo a Sustentabilidade Corporativa ganhar uma nova bússola cunhada pela sigla ESG, que já domina o noticiário de negócios e faz parte do vocabulário executivo. A pandemia de coronavírus, por sua vez, acelerou o processo de amadurecimento do tema, ao evidenciar a expectativa da sociedade pela geração de valor compartilhável pelas instituições.
Em setembro, já é possível trazer exemplos práticos de como o mundo corporativo vem compartilhando valor com a sociedade, saindo da tendência para a ação.
A assunção da ESG como bússola de sustentabilidade traz à tona a necessidade de novos olhares nos boards corporativos, cujo modelo tradicional de formação sem diversidade está sob ataque. Estão em descrédito também as narrativas corporativas que só mostram o lado belo de suas operações e omitem seus riscos. Um novo mundo se descortina à nossa frente.
As transformações que estamos vendo no mundo corporativo também se refletem nesta edição da Revista da Reputação que, pela primeira vez, orgulhosamente apresenta uma capa com duas mulheres. De gerações diferentes, Carla Crippa é uma nova voz na Ambev, enquanto Elisa Prado segue como inspiração na Vivo. É hora de ouvir as mulheres e de dar crédito a elas.
Como sempre, meu muito obrigada a todos que participaram desta edição, que está no PDF abaixo. Boa leitura!
Revista da Reputação – Edição 11 – set 2020
Tatiana Maia Lins
CEO da Makemake e editora da Revista da Reputação
Conteúdo da Edição 11 da Revista da Reputação:
Entrevistas
Carla Crippa, VP de Corporate Affair da Ambev. Por Tatiana Maia Lins
Pesquisas
A crise de confiança nas narrativas corporativas. Por Tatiana Maia Lins
Empatia na pandemia gera negócios. Com informações da Edelman
Artigos
,ESG – a nova bússola da Sustentabilidade. Por Rafael Veras
Reputação e #StopHateForProfit: hora da mudança? Por José Mauro Nunes e Izabelle Vieira
Mundo pós pandemia com métricas de reputação do século passado? Por Rafael Veras e Tatiana Maia Lins
A hora e a vez dos boards com foco em Sustentabilidade. Por Tatiana Maia Lins
,Por que startups devem pensar em reputação? Por Tatiana Maia Lins