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Rio de Janeiro na lanterninha de reputação após os Jogos Rio 2016

A pior notícia chegou. Aquela que a gente não queria dar. Aquela que a gente torceu para que não acontecesse. Saiu hoje o relatório 2016 City Rep Trak com as cidades de melhor reputação no mundo de acordo com pesquisa realizada pelo Reputation Institute, que coletou mais de 23 mil avaliações para 55 cidades com pessoas dos países que formam o G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, França, Itália, Reino Unido e Rússia) e das cidades pesquisadas.

O Rio de Janeiro, apesar de ter sediado os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, aparece em penúltimo lugar no ranking, ganhando apenas para a cidade do Cairo, capital do Egito. A pesquisa foi realizada nos meses de agosto e setembro de 2016, ou seja, durante e logo após os Jogos Olímpicos. E nem aquela festa toda foi capaz de melhorar a percepção negativa que as pessoas estão tendo da “Cidade Maravilhosa”.

O ranking leva em consideração os graus de admiração e de estima que as cidades provocam nas pessoas, além de avaliar sua capacidade de atrair negócios, sua segurança e suas belezas.

O Canadá tem três cidades entre as dez mais: Toronto, Montreal e Vancouver. E Edimburgo (sexto lugar), na Escócia, foi a única cidade do Reino Unido no top dez. Londres (22º lugar) aparece uma posição na frente de Paris (França). Mas ainda que entre as vigésimas colocadas, ambas cidades possuem reputação forte, com pouco mais de 75 pontos.

A cidade do Rio de Janeiro possui reputação considerada fraca, alcançando apenas 54.6 pontos. No mesmo patamar de reputação fraca estão as cidades de Nova Déli, Istambul, Cidade do México, Moscou e Cairo. A nota do Rio de Janeiro este ano foi cinco pontos menor do que a nota de 2015. A queda se dá devido aos escândalos políticos, às fraudes, à instabilidade econômica e às crises na saúde.

De acordo com o Reputation Institute, as melhores práticas para gerenciar a reputação das cidades incluem:

  • Entender as percepções dos stakeholders e o que impacta a reputação do local
  • Identificar as suas vantagens competitivas e o que a diferencia das demais
  • Definir uma estratégia de marca e reputação relevante alinhada com os demais atores locais
  • Alinhar as atividades às expectativas dos stakeholders
  • Ter métricas definidas para acompanhar o progresso do trabalho
  • Monitorar o sucesso das ações cotidianamente.

Com informações do Reputation Institute. Para ter acesso completo ao relatório 2016 City Rep Trak, clique aqui.

* Tatiana Maia Lins é Consultora em Reputação Corporativa, diretora da Makemake Comunicação e editora da Revista da Reputação.